Topo do Governo de Pernambuco

1ª CECTI debate política estadual de C,T&I

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, será aberta no dia 25 de março, às 9h, a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que se estenderá por dois dias, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A 1ª CECTI, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma), deverá reunir a comunidade científica, empresarial e a sociedade civil do Estado para debater temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

No encontro, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir linhas para a elaboração de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação que poderão ser adotadas pelo Governo do Estado. Eles também apresentarão propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CRCTI), que ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, em Maceió (AL), e à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 26 a 28 de maio, em Brasília.

Antes da abertura da CECTI, às 8h, será realizada uma coletiva à imprensa, no Centro de Convenções da UFPE, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e da secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos. Na ocasião, serão anunciadas algumas ações a serem implementadas pela Sectma.

A Conferência será aberta, às 9h, por Eduardo Campos, Sérgio Rezende, Luciana Santos e pelo prefeito do Recife, João da Costa. Em seguida, às 10h, os presentes assistirão à palestra do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira.

À tarde, os participantes do evento se dirigirão para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde assistirão à palestra do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Elias. Em seguida, serão realizadas três plenárias simultâneas, com os temas Ciência e Educação Superior, Inovação na Sociedade e na Empresa e Clima e Meio Ambiente.

No dia 26, a professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz, fará a palestra de abertura, às 8h30, no auditório do CCSA. Os debates pela manhã acontecerão em torno dos temas Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, Tecnologias da Informação e Comunicação em Pernambuco e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

A tarde do segundo dia será aberta com a palestra do professor da UFPE e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão os debates sobre as temáticas Desafio Regional e Territorial, e Educação, Ciência e Tecnologia. A Plenária de encerramento ocorre às 17h30, no auditório do CCSA, onde haverá a consolidação de todas as propostas apresentadas durante o evento. Depois, os participantes irão se confraternizar em um coquetel de encerramento.

Os interessados em participar da 1ª CECTI podem fazer a inscrição no hotsite da Conferência, no endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/, onde devem fazer o download da ficha, preenche-la e enviá-la para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. A organização do evento irá confirmá-las, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, entre às 8h e 9h.

SEMINÁRIOS - A CECTI acontece depois da realização de quatro seminários temáticos promovidos junto a setores civis e públicos do Recife e interior do Estado (Agreste e Sertão). Nesses seminários, um total de 500 participantes propuseram linhas de ação que foram compiladas e passaram a compor um documento a ser levado à primeira Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

Avenida Marquês de Olinda, 222, Bairro do Recife, Recife - PE, CEP - 50030 - 000
Tel (81) 3183.5509 / 3183.5510 - Fax (81) 3183.5504